[phpgtk] Função em background

Acho q chegou minha vez.....estou desenvolvendo um PDV com ECF e toda vez q checo o status da impressora , por exemplo, na hora de incluir um item eu checo o status da impressora, mais ele so inclui o item na lista depois e é checado, ou seja leva uns 6 seg pra incluir e isso em PDV é muitoooooo

como faz pra rodar em paralelo 2 funçoes? sei q isso ja foi discutido aki, mais não consigo ver o historico

abraços!